integração de sistemas nas empresas

5 Benefícios da Integração de Sistemas nas Empresas

Uma das muitas dificuldades que toda empresa em crescimento deve enfrentar é escolher o melhor sistema para gerenciar suas operações comerciais. No início, a aquisição de várias ferramentas independentes pode parecer mais barata e mais eficaz do que adquirir um software de integração de sistemas nas empresas.

Uma empresa que utiliza vários sistemas diferentes avulsos torna impossível para os funcionários trabalharem efetivamente e a empresa prosperar.

Para se manter competitiva, uma empresa pode aderir a uma solução sob medida desenvolvida para atender às suas necessidades exatas ou ter todos os sistemas já existentes e usados integrados em um só, economizando não apenas dinheiro, mas também tempo. 

O que é integração de sistemas nas empresas?

Não há melhor maneira de explicar o que é a integração de sistemas nas empresas do que descrevê-la.

A integração de sistemas é um processo complicado. Em todas as fases do processo de integração de sistemas, você pode perder grandes quantidades de dados inestimáveis. Contratar uma empresa de integração de sistemas é a maneira mais segura de atingir seus objetivos sem colocar em risco seus dados.

Quando você descobre que precisa de mais ferramentas para lidar com mais processos, adquirir novos sistemas é realmente mais barato, mas também será mais prejudicial para sua organização a longo prazo. 

O uso de vários softwares ao invés de um resulta em:

Gerenciamento ineficiente de dados: armazenar dados em locais diferentes não é apenas perigoso, mas também torna impossível para sua empresa realizar análises adequadas. Reunir e gerenciar dados manualmente de vários sistemas fornece resultados incompletos.

Produtividade desperdiçada dos funcionários: os funcionários podem perder horas de trabalho ao ter de acessar diferentes sistemas para encontrar as informações e dados que precisam para trabalhar. Ter tudo integrado em um único lugar traz mais eficiência e produtividade. 

Perder clientes: ao enfrentar problemas com o fluxo de dados, você não pode atender às demandas de seus clientes. Isso se aplica especialmente ao setor de vendas, quando sua loja online não está integrada ao armazém, você acaba tendo um sistema financeiro ou contábil ineficiente. Isso influencia todos os negócios.

Benefícios da integração de sistemas

A integração de sistemas é crucial para qualquer empresa ter sucesso. Garante conectividade de dados contínua e reduz a propensão a erros, melhorando o fluxo de trabalho interno da sua organização e as perspectivas da sua empresa no mercado. A integração de todos os seus sistemas em um ajuda sua empresa a alcançar:

1- Melhor visibilidade em tempo real

Tomar decisões com base em informações desatualizadas pode ter consequências sérias. Quando seus relatórios de desempenho nos departamentos de vendas, finanças e serviços não estão integrados, leva horas para adquirir essas informações manualmente e, pior, as informações ainda pode ser imprecisas.

Com o tempo, algumas empresas param de coletar e analisar seus dados para se concentrar em outras tarefas que consomem menos tempo. A conectividade constante dos dados garante que todos os seus funcionários estejam bem informados e baseiem suas decisões em dados atualizados, que podem ser acessados ​​de qualquer lugar a qualquer momento. 

A integração de sistemas nas empresas minimiza os riscos e permite que você tome decisões críticas com base em informações precisas e não no seu instinto.

2- Eficiência do processo

Quando se trata da produtividade de seus funcionários, você pode se beneficiar da integração de seus sistemas de duas maneiras. A automação de vários processos, como faturamento, permite:

Aumentar a produtividade de seus funcionários

Eles podem finalmente se concentrar em suas tarefas reais, ao invés de inserir dados manualmente em todos os subsistemas que sua empresa utiliza. Ao remover algumas de suas tarefas rotineiras e introduzir desafios, você melhora a satisfação da sua equipe.

Limite de novas contratações

Agora você pode trabalhar pensando na qualidade da sua equipe e não no tamanho. Ter seus sistemas integrados e a maioria dos processos automatizados ajuda a reduzir a necessidade de contratar novos funcionários. 

Além disso, você pode delegar mais responsabilidades e desafios para sua equipe experiente de especialistas, que podem ter mais chance de crescer e evoluir na sua empresa.

3- Aumento de vendas

Os sistemas integrados têm um enorme impacto nas vendas gerais. A conectividade de dados em todos os seus departamentos é uma ótima maneira de aumentar seus resultados por dois motivos:

Facilidade para clientes – administrar uma loja online exige que você ofereça aos clientes acesso constante à maioria dos seus dados. Isso permite que eles vejam se o que eles estão procurando está disponível para compra e em quanto tempo receberão o produto. Dados imprecisos podem causar problemas, enquanto a integração de seus sistemas facilita o processo de compra.

Facilidade para funcionários – um excelente serviço ao cliente é um dos fatores cruciais que ajudam você a vencer seus concorrentes. O fluxo regular de dados permite que seus funcionários respondam a todas as perguntas imediatamente e atendam às necessidades de seus clientes, pois sua equipe tem acesso constante a todas as informações.

4- Coleta de dados

Existe uma razão pela qual os dados são tão populares hoje em dia: porque permite analisar todas as decisões tomadas por sua empresa e detectar erros. 

A centralização dos dados em um local não apenas fornece resultados mais precisos, mas também permite economizar espaço de armazenamento do computador. 

Todas as alterações são introduzidas no sistema automaticamente, o que elimina a probabilidade de análise incorreta e economiza horas de trabalho.

5- Economia de custos

Após ter seus sistemas integrados, a redução de custos pode ser alcançada em todas as fases de todos os seus processos de negócios. No entanto, o aumento em seus lucros é resultado de decisões mais embasadas e precisas. 

Graças à automação de algumas de suas tarefas, você e sua equipe podem se concentrar em conquistar novos clientes e desenvolver novas habilidades que permitirão que seus negócios cresçam.

Leia também:

Seus sistemas estão integrados? Quais problemas enfrenta na sua empresa? Deixe um comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *